-->

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

A Importância do Controle de Processo




     O controle do processo é a principal atividade da operação de uma planta seja ela de processamento contínuo, seja de batelada.
     Porém para controlar o processo é necessário primeiro entender quais princípios físicos ou químicos o sustentam.
     Desse entendimento derivarão as variáveis a controlar e seus limites de controle. O controle das variáveis é necessário para manter o processo o mais estável possível e garantir a máxima uniformidade do produto, assim como a produtividade o mais elevada possível.
     O processo pode ser controlado remotamente quando as variáveis de controle são tomadas por sensores, tratadas e apresentadas num painel de controle, localmente através de manômetros, termomêtros, indicadores de nível, amperímetros ou qualquer outro indicador instalado diretamente no campo.
     É comum ver nas usinas esses indicadores com o mostrador sujo, quebrado, demonstrando que não são utilizados da forma correta.
     A terceira forma de controlar o processo é através de análise laboratorias que indicam o comportamento do produto no processo e permitem a partir dos resultados tomar ações corretivas.
    Nem todos os operadores estão aptos a tomar ações descritas acima por lhes faltar o básico: não conhecem o processo. Também não sabem o princípio de funcionamento dos equipamentos que compõe o processo.
     Certa vez um operador foi alinhar um aquecedor casco-tubo de óleo, mas abriu apenas a entrada e saída de vapor, esquecendo de colocar o óleo para circular, a bomba utilizada nesses casos é de deslocamento positivo. Esse tipo de bomba vai elevando a pressão sem desarmar-se e somente quando o casco do trocador rompeu-se de maneira catastrófica é que se detectou o erro cometido por um operador com falta de treinamento.
     Outro estava acompanhando o nível da caldeira no local e como não via nível no visor, abria cada vez mais a válvula de água até que o turbo gerador desarmou com danos no rotor, pois quando o visor está vazio e totalmente cheio a aparência é a mesma, bastaria ter drenado o visor e saberia se estava de fato sem nível ou totalmente cheio como era o caso.
     Quando essas falhas acontecem, muitas vezes o operador é sumariamente demitido, porém não é totalmente correta essa abordagem. Ele pode não ter recebido o treinamento correto.
     Controlar o processo é a razão de ser do operador, todavia ele precisa ser treinado antes.

4 comentários:

  1. Qual é a diferença entre processo contínuo e o de batelada?

    ResponderExcluir
  2. Imagine o processo de moagem, cana entrando continuamente no 1º terno, saindo o caldo num ponto e o bagaço exaurido em outro, não há definição entre início e fim desse processo. Esse é denominado contínuo.
    Agora vamos à seção de cozimento de açúcar que é feito em grandes tachos denominados cozedores, o processo inicia-se carregando o xarope ou o mel, o pé de cozimento de acordo com a massa a ser cozida, uma vez cheio o vaso, processa-se o cozimento que pode durar até 6 horas e então descarrega-se a massa cozida para o cristalizador e o processo se reinicia novamente, numa nova batelada. Essa é a diferença.

    ResponderExcluir
  3. por favor estou precisando de fazer analise terno a terno na usina em que trabalho alguem pode me ajudar.
    email. werbtholiveira@yahoo.com.br

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário.

Comentários